quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Antropometria

Essa semana não realizamos visita domiciliar ao paciente, estando envolvidos em uma nova atividade. O professor Eduardo esteve nos ensinando sobre antropometria, quando fomos orientados sobre como obter as medidas corporais dos indivíduos. Tivemos a oportunidade de medir o comprimento e peso uns dos outros, além de nos familiarizarmos com os equipamentos. Também conversamos sobre o atendimento à criança doente, no qual estaremos envolvidos na semana seguinte. A nova atividade foi muito legal, pois já estava cansada de fazer VD! Por fim, irei escrever um pouco sobre o conteúdo aprendido.

Antropometria

Conceito: método de obtenção das medidas corporais de indivíduos.
Importância: permite determinar o estado nutricional de indivíduos e populações; é de fácil aplicação em todos os serviços de saúde, prático e amplamente aceito pela população, por ser um método não-invasivo.
Principais tipos de medidas antropométricas nos serviços de saúde:
 Peso;
 Comprimento (para crianças menores de 2 anos);
 Altura ou estatura (para crianças maiores de 2 anos e adultos)

1. Balança Pediátrica Mecânica


É utilizada para a medida do peso de crianças menores de 2 anos ou até 16 kg. Também pode ser utilizada a balança do tipo eletrônica.

Procedimento:

 destravar a balança;
 verificar se a balança está calibrada (a agulha do braço e o fiel devem estar na mesma linha
horizontal). Caso contrário, calibrá-la, girando lentamente o calibrador até que a agulha do braço e o fiel estejam nivelados.
 após constatar que a balança está calibrada, ela deve ser travada;
 despir a criança com o auxílio da mãe;
 colocar a criança sentada ou deitada no centro do prato, de modo a distribuir o peso igualmente;
 destravar a balança, mantendo a criança parada o máximo possível nessa posição.Mover os cursores sobre a escala numérica: primeiro o maior para os quilos; depois o menor para os gramas; até que a agulha do braço e o fiel estejam nivelados.
 travar a balança, evitando, assim, que sua mola desgaste, assegurando o bom funcionamento do equipamento;
 realizar a leitura de frente para o equipamento, com os olhos no mesmo nível da escala, a fim de visualizar melhor os valores apontados pelos cursores.
 fazer a anotação do peso na ficha da Vigilância Alimentar e Nutricional/prontuário;
 retirar a criança e retornar os cursores ao zero na escala numérica;
 marcar o peso no Cartão da Criança.

2. Antropômetro horizontal


É utilizado para medir o comprimento de crianças menores de 2 anos.

Procedimento:

 deitar a criança no centro do antropômetro, descalça e com a cabeça livre de adereços;
 manter, com a ajuda da mãe/outra pessoa: a cabeça apoiada firmemente contra a parte
fixa do equipamento, com o pescoço reto e o queixo afastado do peito; os ombros totalmente em contato com a superfície de apoio do antropômetro; os braços estendidos ao longo do corpo; as nádegas e os calcanhares da criança em pleno contato com a superfície que apóia o antropômetro.
 pressionar, cuidadosamente os joelhos da criança para baixo, com uma das mãos, de modo que eles fiquem estendidos; juntar os pés, fazendo um ângulo reto com as pernas. Levar a parte móvel do equipamento até a planta dos pés, com cuidado para que não se mexam;
 fazer a leitura do comprimento quando estiver seguro de que a criança não se moveu da posição indicada;
 anotar o valor obtido na ficha da Vigilância Alimentar e Nutricional/prontuário. Por último, retirar a criança.

3. Balança Plataforma Mecânica


É utilizada para pesar crianças maiores de 2 anos e adultos. Também pode ser utilizada a balança do tipo eletrônica.

Procedimento:

 destravar a balança;
 verificar se a balança está calibrada (a agulha do braço e o fiel devem estar na mesma linha horizontal). Caso contrário, calibrá-la, girando lentamente o calibrador; até que a agulha do braço e o fiel estejam
nivelados;
 Após o calibramento da balança, ela deve ser travada e só então a criança/adulto subirá na plataforma para ser pesado;
 Posicionar a criança/adulto de costas para a balança, descalço, com o mínimo de roupa possível, no centro do equipamento, ereto, com os pés juntos e os braços estendidos ao longo do corpo. Mantê-lo parado nessa posição;
 Destravar a balança;
 Mover os cursores sobre a escala numérica: primeiro o maior para os quilos; depois o menor para os gramas; até que a agulha do braço e o fiel estejam
nivelados.
• Travar a balança, evitando, assim que sua mola desgaste, assegurando o bom funcionamento do
equipamento;
 Realizar a leitura de frente para o equipamento, a fim de visualizar melhor os valores apontados pelos cursores.
 Anotar o peso na ficha da Vigilância Alimentar e Nutricional/ prontuário;
 retirar a criança/adulto (13° passo);
 retornar os cursores ao zero na escala numérica;
 marcar o peso das crianças até 6 anos de idade no Cartão da Criança.

4. Antropômetro Vertical


É utilizado para medir a altura de crianças maiores de 2 anos ou adultos.

Procedimento:

 Posicionar a criança/adulto descalço no centro do equipamento, com a cabeça livre de adereços; ele deve se manter: de pé, ereto, com os braços estendidos ao longo do corpo, a cabeça erguida, olhando para um ponto fixo na altura dos olhos; os calcanhares, ombros e nádegas em contato com o antropômetro/parede; os ossos internos dos calcanhares devem se tocar, bem como a parte interna de ambos os joelhos; os pés unidos mostram um ângulo reto com as pernas.
 Abaixar a parte móvel do equipamento, fixando-a contra a cabeça, com pressão suficiente para comprimir o cabelo. Retirar a criança/adulto, quando tiver certeza de que o mesmo não se moveu;
 Realizar a leitura da estatura, sem soltar a parte móvel do equipamento;
 Anotar o resultado na ficha da Vigilância Alimentar e Nutricional/prontuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário